Quem nunca recebeu a incrível tarefa de descobrir o porque do celular da sua avó não estar conectando na internet? Ou então de arrumar o computador que parou de funcionar "do nada" do seu tio? Se você estuda ou trabalha na área de TI e nunca ouviu esse tipo de pergunta, você está fazendo algo errado.
O mercado de tecnologia ainda é um mercado muito novo e vem se transformando muito rápido. Por essa e outras razões é muito comum encontrarmos pessoas (principalmente pessoas mais velhas) que não entendem muito bem o que um profissional da área de tecnologia faz. Isso faz com que vário estereótipos sejam criados, detre eles temos os estereótipos:
Alguém de TI sabe consertar qualquer equipamento eletrônico com defeito. Celulares, notebooks, computadores, ar-condicionado, controle remoto. E a lista de equipamentos que as pessoas julgam que todo profissional de TI sabe consertar vai longe. Mas a verdade é que na maioria das vezes não temos a menor ideia do problema de algum desses equipamentos. Nos formamos para virar desenvolvedores, engenheiros de software, analistas de suporte, e não para consertar esse tipo de equipamento.
Alguém de TI sabe a razão de todos os problemas da internet. É de login no Facebook que não funciona até a foto que a pessoa quer mandar no "zap" e não consegue. Quando a gente ouve esse tipo de coisa já quer repensar a carreira toda.
Um profissional de TI é sempre alguém que sabe matemática. De fato para algumas áreas o conhecimento da matemática é bastante necessário, entretanto, não são todos os profissionais de TI que precisam utilizar a matemática diariamente, então esse tipo de associação novamente foge um pouco da realidade.
Um profissional de TI é sempre um nerd. Esse talvez seja um dos estereótipos mais pesados em relação ao profissionais de TI. "Estuda 10 horas por dia.", "Deve ter se formado na faculdade mais disputada." e outras ideias que tentam colocar o profissional de TI como alguém de outro planeta são bastante comuns.
Um profissional de TI é uma pessoa anti-social. De fato as pessoas não tem ideia de como é o ambiente de uma empresa tech de verdade. A interação no próprio trabalho é maior que muitas indústrias tradicionais, e, além disso, fora do trabalho a história vai muito além de videogames e discussões sobre melhores processadores e placas de vídeo.
É bastante inconveniente ouvir pessoalmente esse tipo de comentário estereotipado, entretanto, cabe a nos explicarmos como as coisas de fato são, se quisermos que esse cenário mude. Então converse com seus parentes, amigos e colegas que não entendem muito bem a área que você atua e espalhe mais e mais a nova realidade do profissional de TI.