top of page
Buscar

A tecnologia gera desemprego? Robôs tirando o emprego das pessoas?

É muito comum que em rodas de conversas esse assunto seja colocado em debate, a tecnologia e o seu impacto na geração de empregos. Mas qual será o real impacto? É um impacto negativo ou positivo? É sobre isso que falamos hoje...



Muito próxima à comunidade que acredita que o mundo será dominado pelas máquinas que irão escravizar os seres humanos temos um grupo de pessoas que cada vez mais propaga a ideia de que com o passar do tempo as máquinas cada vez mais irão automatizar funções e irão fazer com que o trabalho humano seja desnecessário.

De fato já presenciamos nos últimos anos diversas indústrias substituindo o trabalho humano pelo de máquinas. Assustadas com o crescimento exponencial da tecnologia algumas pessoas utilizam isso como argumento base para sustentar a teoria de que as máquinas irão tirar os empregos das pessoas.


Entretanto...


Esse ciclo econômico e empregatício não se resume a apenas essa relação, é importante sempre entender como de fato funciona o mercado de trabalho, as indústrias, o capitalismo e toda a estrutura por trás disso para não cair em uma conversa simples como essa.

A realidade é que por trás de todo emprego substituído por uma máquina, outro(s) é(são) criado(s) no lugar. Por exemplo: os 100 trabalhadores que trabalhavam em uma lavoura colhendo café que foram substituídos por uma colheitadeira, hoje trabalham na fábrica que faz os pneus da colheitadeira, ou no complexo que fabrica as peças ou no que une todas e forma de fato a colheitadeira. Ou seja, apenas foram redistribuídas as funções desses trabalhadores.



Além disso...


É interessante observar também o seguinte: nas novas funções que esses trabalhadores estão exercendo eles precisam que sua mão de obra seja qualificada. Novamente utilizando o exemplo citado acima: colher café manualmente não é uma tarefa que demanda estudo, já operar um aparelho para a solda dos componentes de uma colheitadeira sim.


Mas o que isso muda na vida do trabalhador?


Por ter uma mão de obra qualificada, o mercado tende a pagar mais pelos serviços desse trabalhador. Além disso, a tecnologia evolui sempre visando automatizar as tarefas mais cansativas e mais desgastantes para o ser humano, deste modo, o trabalhador que antes tinha que passar horas sob sol e chuva, agora pode trabalhar em um parque fabril por exemplo, fazendo com que, além de tudo, as condições de trabalho desse trabalhador sejam melhores conforme a tecnologia evolui.


E como ficam as pessoas sem estudos?


Muita gente pode pensar então que as pessoas que são menos privilegiadas e que vivem em condições que não permitem essa qualificação da mão de obra serão prejudicadas...

Esse pensamento entretanto, também está pouco embasado em fatos. A partir do momento em que o mercado precisa de profissionais qualificados, é muito comum que surjam empresas oferecendo formação gratuita ou muito acessível para seus funcionários, diversas empresas principalmente na área de TI fornecem cursos muitas vezes com meses de duração sem sequer ter a garantia de ficar com o funcionário.




Por qual razão as empresas fariam isso?


Imagine-se enquanto uma empresa e na seguinte situação:


Você está disposto a contratar um programador para integrar um time na sua empresa, você pode contratar um programador com mais experiência, bem qualificado, com cursos na área e portanto cobrando o preço por isso, e você pode contratar um programador no início de carreira, dar uma formação para esse programador totalmente voltada para atuar naquele time que você está precisando e ensiná-lo as tecnologias exatas que você precisa pagando muitas vezes menos do que pagaria ao primeiro programador citado.


Ou seja...


Não há motivos para ter medo da evolução da tecnologia, ao menos não em relação a ela tomando os empregos de todo mundo. A tecnologia vem para servir a humanidade, trazer progresso e qualidade de vida.


Ainda está em dúvida sobre qual carreira na área de TI você deve seguir? Clique na imagem abaixo para ter acesso ao "Guia Definitivo da Carreira de TI":




Comments


Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Sobre o Autor

"Olá meu nome é Tiago Stasaitis, sou formado

Técnico em Informática e bacharel em Sistemas de Informação.

   

Fundei o Acadêmico Tech no intuito de compartilhar conteúdo que pode ajudar pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. "

1633903387510.jpg
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
bottom of page