Uma das opções de graduação que sempre são postas na balança por alguém que quer atuar na área de TI é a de Ciências da Computação. De fato é uma das graduações mais completas e que aborda mais amplamente o escopo d carreira na área de tecnologia. Com certeza vale a pena dar uma olhada.
Um estudante de Ciências da Computação vai se deparar durante o curso com disciplinas bastante abrangentes. Sendo uma das graduações de tecnologia com maior duração, um cientista da computação formado tem conhecimento bastante aprofundado a respeito de software, hardware, ciências de dados, inteligência artificial e muitas outras área do conhecimento.
Mercado de Trabalho para um Cientista da Computação
Pelo fato da graduação se tão abrangente no quesito ementa, alguém formado em Ciências da Computação pode atuar praticamente em qualquer área relacionada a tecnologia e informática. É possível atuar como desenvolvedor, arquiteto de software, engenheiro de software, analista, suporte, desenvolvimento operacional, e muitas outras áreas dentro do ramo de tecnologia.
Esse talvez seja o ponto mais positivo dessa graduação, poder atuar em tantas frentes diferentes é excelente para quem está começando. Tanto para estágios quanto para vagas fixas, são facilmente preenchidos por cientistas da computação em início de carreira. Uma pesquisa boa no LinkedIn vai te mostrar o quão abrangente pode ser a atuação de um cientista da computação.
Quanto ganha um Cientista da Computação?
No início de carreira, assim que formado como dito antes um Cientista da Computação pode atuar em qualquer área no ramo da tecnologia. O salário médio então, após formado fica em torno de R$3.500,00 para um iniciante. Após alguns anos de experiência esse salário já recebe um bom incremento e ao fim da carreira se der continuidade aos estudos na área, não é incomum achar salários em torno de 8 à 10 mil.
Quais disciplinas estuda?
De faculdade para faculdade a ementa pode variar um pouco, recomendamos sempre analisar antes de prestar vestibular para alguma instituição específica. Entretanto, de modo geral as disciplinas abordadas são:
Banco de Dados
Desenvolvimento de Games
Desenvolvimento Web e Mobile
Segurança e Auditoria de Sistemas
Sistemas Operacionais
Inteligência Artificial
Linguagens de Programação
Computação Científica
Computação Gráfica
Data Science
Engenharia de Software
Estatística e Probabilidade Computacional
Estrutura de Dados
Algoritmos e Programação
Arquitetura e Organização de Computadores
Matemática Discreta
Programação Orientada a Objetos
Redes de Computadores
Ainda está em dúvida sobre qual carreira na área de TI você deve seguir? Clique na imagem abaixo para ter acesso ao "Guia Definitivo da Carreira de TI":
Kommentare