top of page
Buscar

Como criar a estrutura básica de um projeto Java no Eclipse.

Uma das habilidades que você pode exercitar pra se dar bem dentro de uma empresa é a de ser uma pessoa organizada. Conseguir manter uma boa organização do andamento dos seus projetos, de onde você guarda seus arquivos, da sua agenda e etc. pode te tornar um profissional mais produtivo e assim mais valorizado pelo mercado.


Quando a gente fala de empresas do ramo de desenvolvimento de software ou de profissionais da área de sistemas como um todo (aqui englobando profissionais que trabalham fazendo integrações de sistemas de gestão empresarial, cuidam de bancos de dados de toda sorte de empresa, etc.), essa habilidade de organização pode e deve ser aplicada também as estruturas de diretórios dos seus projetos.



De linguagem para linguagem, sistema para sistema e/ou projeto para projeto é possível que algumas adequações de diretórios, tipos de nomes tenham de ser feitas por questões específicas de cada um deles.


No post de hoje vamos focar nossa atenção na criação organizada de um projeto Java e na configuração de alguns elementos básicos como Bibliotecas Java por exemplo. Para isso, vamos utilizar o Eclipse como nossa IDE de base para o desenvolvimento. Após feita a instalação do Eclipse adequadamente na sua máquina você pode iniciar o mesmo e seguir os seguintes passos para construir seu projeto:


1 - Definição do Local do Workspace:


Assim que você iniciar seu Eclipse, aparecerá a seguinte tela (ou semelhante dependendo da versão):


Nesta hora você deve definir o local do seu computador que você quer guardar os arquivos do seu Workspace. Dentro de um Workspace você pode trabalhar com diversos projetos, em alguns casos é possível que algumas configurações mais complexas tenham de ser feitas por conta de alguma exigência do projeto em si que justificam uma separação dos projetos em mais Workspaces. De modo geral gosto de separar por ,exemplo, um Workspace para testes que faço, outro para arquivos de projetos em andamento e assim vai...



2 - Criando o Projeto Java:

Assim que você clicar em 'Launch' o seu ambiente será iniciado e, no canto esquerdo superior da tela que aparecer você poderá encontrar a opção 'File' como na imagem ao lado. Ao clicar irá abrir o menu e você pode clicar em 'new' ou 'novo' a depeder da configuração de idioma definida por você.

No menu que abrir, você pode selecionar a opção 'Java Project'.







A tela abaixo será exibida e você poderá definir o nome do seu projeto e a versão do Java que o mesmo irá utilizar. Neste caso, como exemplo selecionamos o Java SE- na versão 15. As configurações de "JRE", "Project Layout" e "Working sets" a princípio não precisam ser modificadas.


Após definir o nome do seu projeto de selecionar a opção "Finish" dependendo da configuração básica e versão do seu Eclipse pode aparecer a mensagem abaixo.



Recomendamos para projetos básicos que opte por não criar o módulo por enquanto, a não ser que você compreenda bem o funcionamento de módulos Java.

E pronto, você já tem o seu Workspace e seu projeto Java criado. O próximo passo agora será:


3 - Criar um Package / Pacote:


Para não começar a implementar as suas classes diretamente dentro do seu Projeto Java criado no passo anterior temos que definir um pacote/package para sim dentro dele colocar seu código propriamente dito. Um dos motivos de criarmos os pacotes é para separar códigos referentes a coisas diferentes. Por exemplo: Em um projeto de um sistema simples de mercearia, em um package implementaríamos os códigos referentes a controle de estoque, em outro a parte de venda, em outro a parte de cadastro de cliente e por aí vai...

A criação do package assim como do Projeto e do Workspace segue uma linha parecida.




Novamente no canto esquerdo no seu Package Explorer encontre a pasta 'src', é dentro dela que você irá colocar seus pacotes. Para criar o pacote clique com o botão direito sobre a pasta 'src' e em seguida nas opções mostradas ao lado. New>Package.




Após feito isso aparecerá uma tela simples para você definir o nome do pacote que você está criando. Dentro desse pacote então você já poderá colocar as suas classes javas e todo o código que você julgar necessário.


Feito isso, sua estrutura básica já esta pronta para você começar a trabalhar. Outra configuração que você pode precisar é a de definir uma biblioteca como uma dependência do seu projeto. Por exemplo: no post onde exemplificamos Como Realizar uma Consulta Simples a Uma API com Java e Gson tivemos de definir a biblioteca 'gson' como dependência do nosso projeto. Isso pode ser feito da seguinte maneira.



Configurando a Dependência de uma Biblioteca no Projeto Java:











Sobre a pasta do seu Projeto Java clique com o botão direito e em seguida na opção 'Propriedades / Properties'.














A seguinte tela será exibida:

Clique em Java Build Path e em seguida na aba Bibliotecas/Libraries. Nessa aba você irá adicionar o arquivo .jar da biblioteca a qual você quer configurar a dependência. Em seguida clique em 'Aplicar/Aply' e pronto.


Agora você já poderá fazer o importar das classes disponíveis nessa biblioteca dentro do seu código (desde que ele esteja dentro desse Projeto Java.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Sobre o Autor

"Olá meu nome é Tiago Stasaitis, sou formado

Técnico em Informática e bacharel em Sistemas de Informação.

   

Fundei o Acadêmico Tech no intuito de compartilhar conteúdo que pode ajudar pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. "

1633903387510.jpg
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
bottom of page