Criar um arquivo de texto com. Nada mais fácil não é mesmo? Botão direito, novo, documento de texto e pronto... Mas como criar um arquivo .txt utilizando Java? É isso que vou mostrar como fazer hoje.
Especialmente para quem está começando na programação, não é comum se trabalhar com manipulação de arquivos de texto ou qualquer outro tipo de arquivo. Valores são armazenados dentro de variáveis ou no máximo em um Banco de Dados e isso é mais do que suficiente. De fato essas são as maneiras mais usuais e também mais simples de se armazenar dados. Mas em algumas situações, a criação de arquivos de texto pode se fazer necessária. Por exemplo, se eu quiser disponibilizar um relatório que extraí do meu Banco de Dados via PDF para alguém, como fazer isso por dentro do sistema?
Você vai ver a seguir que isso não é nenhum bicho de 7 cabeças. O que você tem que fazer é:
Passo 1: Criar sua estrutura de projeto Java.
A depender da IDE que você utiliza esse passo vai ser um pouco diferente, mas o core da questão é: criar o projeto Java, criar o package e a classe onde você irá escrever seu código propriamente dito. Se você tem dúvida sobre como fazer isso clicando aqui você tem acesso a um post exclusivo sobre isso.
Passo 2: Importar Classes.
O próprio Java nativamente já disponibiliza classes que possibilitam a criação de arquivos de qualquer tipo. São essas classes uteis: a classe File e a classe IOException.
Na classe File são descritos os métodos de criação do arquivo propriamente dito e a classe IOException é utilizada para fazer (neste caso) a validação de se ocorreu tudo certo durante a criação do nosso arquivo.
Realizando o Import:
package CriandoArquivos; // Package que defini.
import java.io.File; // import da classe File
import java.io.IOException;//import da classe IOException
Passo 3: Criar o arquivo.
Com as classe importadas já temos tudo que precisamos. Agora, dentro da nossa classe iremos definir o caminho onde queremos criar nosso arquivo:
File arquivo = new File("C:/Users/AcademicoTech/arquivo.txt");
E agora, iremos ocupar de fato esse espaço da memória criando nosso arquivo no diretório fornecido. Para isso, iremos utiliza o TRY/CATCH para validar se o processo de criação de arquivo ocorreu como o esperado. Da seguinte maneira:
try {
arquivo.createNewFile();
System.out.print("Arquivo criado com sucesso!");
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
Desta maneira o Java irá tentar criar o arquivo, se a operação ocorrer com sucesso será apresentada a mensagem "Arquivo criado com sucesso!", do contrário será apresentada a mensagem padrão do sistema com o motivo da criação do arquivo ter dado errado.
----
Deste modo, nosso código completo ficou da seguinte maneira:
package CriandoArquivos;
import java.io.File;
import java.io.IOException;
public class CriandoArquivoTxt {
public static void main(String[] args) {
File arquivo = new File("C:/Users/AcademicoTech/arquivo.txt");
try {
arquivo.createNewFile();
System.out.print("Arquivo criado com sucesso!");
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
}
}
Muito simples não concorda? Espero ter ajudado de alguma maneira. Segue abaixo dicas de mais posts relacionados com esse conteúdo!