Tecnologia da Informação é uma área inovadora em muitos sentidos, nessa onda de inovação há muita gente que afirma que não é necessário ter uma formação acadêmica, um diploma, para ter sucesso nessa área... Mas será que isso funciona mesmo?
Muita gente usa do argumento de que "o que importa é o conhecimento" para afirmar que não é necessário cursar uma graduação pra conseguir ter uma carreira de sucesso na área de TI. De fato, muitas empresas hoje em dia tem uma mentalidade mais aberta a respeito disso, não dando tanta importância quanto de costume para uma graduação ou diploma que o equivalha. Há quem diga também, em contraponto a isso, que sem uma boa graduação é impossível construir uma carreira de sucesso.
Em meio a debates acalorados a respeito disso as vezes é difícil tomar uma posição sem ser influenciado pelos ânimos acalorados, deste modo reunimos alguns argumentos que não foram pensados para te dizer se vale ou não a pena fazer uma graduação, mas sim, para te fazer refletir um pouco a respeito dessa decisão que é fundamental na vida de qualquer profissional.
Você aprende coisas na faculdade que não aprenderia em outro lugar?
A resposta para essa primeira pergunta é: não. Atualmente todo o conhecimento que pode ser passado para um aluno de uma graduação pode ser encontrado na internet sem a menor dificuldade. Entretanto, não podemos dizer que a facilidade de acesso a esse conteúdo seja a mesma de quem faz e de quem não faz uma graduação. Você pode sim encontrar todo o conteúdo da graduação na internet, entretanto, a maneira com que ele é apresentado, linkado com outros conteúdos e lecionado por um professor em uma graduação pode fazer a diferença pra você, especialmente se você tem alguma dificuldade de aprender coisas de forma autodidata.
Aprender sozinho é sempre uma boa boa opção.
Muita gente ter a ideia de que aprender algo por conta própria é algo simples, apenas lendo livros e consultando a internet uma boa parte das pessoas já consegue se desenvolver muito bem.
Com livros como o colocado ao lado muita gente inicia os estudos na área de desenvolvimento e consegue seguir em carreiras incríveis a partir disso. Clicando na imagem ao lado você será direcionado para o site onde pode adquirir o seu exemplar e começar seus estudos.
Mas essa não é uma habilidade que todo mundo compartilha, as vezes é necessário, especialmente quando falamos de assuntos mais aprofundados, ter o auxílio de um professor ou tutor que já tenha alguma vivência no assunto que você deseja aprender, vai de você entender em que nível d aprendizado você está.
Muitas universidades formam profissionais desqualificados.
Sim, é comum vermos profissionais formados que muitas vezes não absorveram o conteúdo da graduação. Isso que dizer que não vale a pena fazer uma graduação? Não. Como em todos os lugares há pessoas que se dedicam para as coisas e pessoas que apenas fazem por fazer. É possível sim tirar muito proveito de uma graduação e do conhecimento ofertado nela se você entender que não basta apenas estar presente na sala de aula e ao fim do curso receber um diploma.
O networking.
Uma das coisas que as empresas mais valorizam em um funcionário é sua capacidade de fazer networking, isso mostra muito a respeito de como ele age em grupo. Uma graduação é uma excelente oportunidade de exercitar essa habilidade. O contato direto com os colegas de sala, com professores formados e com a academia de modo geral pode abrir portas para quase qualquer área que você queira atuar. Além disso, geralmente as instituições que oferecem graduações tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho, criando para isso diversas parcerias com empresas do ramo para promover a contratação de alunos.
Ter um diploma ainda é uma boa garantia para o futuro.
Apesar de sim, existirem empresas que dão mais valor para a pessoa que para seus diplomas, essa não é a maioria dos casos. O diploma de graduação ainda é tido como um atestado de que você sabe aquele conteúdo, considerando claro todos os pontos já citados acima. Com um diploma em mãos a necessidade de se provar enquanto dominador de um conteúdo se torna menos recorrente.
Um curso técnico já é o suficiente para entrar no mercado de trabalho.
Sim, ter o título de técnico já te coloca um passo mais perto do seu objetivo de ter uma carreira de sucesso. Entretanto, estamos chegando ao ponto de, assim como saber inglês ou dominar pacote Office, a graduação esta se tornando algo quase básico, sendo assim, ter apenas o título de técnico te dá uma posição melhor mas nada que possa te garantir um emprego, especialmente se estivermos analisando vagas que pagam melhor e/ou são mais concorridas por outras razões.
Conclusão:
De fato é possível ter uma carreira na área de TI sem ter um diploma de graduação, entretanto, a trajetória pode ser muito mais demorada e trabalhosa ao optar por isso. A todo momento que você estiver numa situação de contratação, demissão, troca de área de atuação, entre outras, o fato de não ter um diploma pode te dar uma desvantagem em relação a outros profissionais, especialmente se você está começando no mercado de TI agora.
É importante ressaltar que de modo algum acreditamos que um profissional sem diploma não é capaz de fazer algo. Entretanto, quando estamos tratando de um ambiente empresarial muitas empresas preferem o "certo pelo incerto" ao ter que escolher entre um colaborador com e sem formação.
Comentarios