Um dos cursos que um profissional que visa atuar na área de TI pode escolher é o curso de Engenharia da Computação. Muita gente tem dúvida da diferença desse para os outros cursos na área como: Sistemas de Informação, Ciências da Computação, etc.
Talvez esse seja o curso que mais gera dúvidas a respeito de ementa, mercado de trabalho, salários e etc. É sobre isso que vamos falar hoje.
Ementa:
Se você pegar a ementa de uma graduação em Engenharia da Computação, dependendo da universidade, a quantidade de cadeiras de cálculo e envolvendo matemática pesada pode te assustar se você não se sente tão confortável nessa área. Mas, de modo geral o que você vai encontrar são:
- 40% de disciplinas associadas a matemática (cálculos 1, 2, 3 e muitas vezes até 4, matrizes, etc.)
- 35% de disciplinas voltadas a software (arquitetura de software, programação, banco de dados, etc.)
- 20% de disciplinas voltadas a hardware (arquitetura de processadores, Sistemas Operacionais, etc.)
- 5% disciplinas genéricas (tecnologia e sociedade, inglês acadêmico, empreendedorismo, etc.)
Ou seja, matemática pesada (geralmente tem disciplinas que integram matemática e programação) um bocado de software e um bocado de hardware.
Assim, se você é a pessoa apaixonada por hardware ou software especificamente, talvez esse curso não seja tão indicado para você por não se aprofundar tanto assim em nenhuma das duas áreas. O foco é realmente formar um profissional que entenda e saiba integrar os dois mundos. Geralmente a faculdade de Engenharia da Computação tem 10 ou 11 períodos, varia de instituição para instituição.
Mercado de trabalho:
Um engenheiro da computação como citado acima tem formação para atuar em todas as área de TI: software, hardware, integração, etc. Entretanto, não tenha em mente atuar nessas áreas separadamente, mas sim em vagas que utilizem seus conhecimentos dos dois mundos. Por exemplo:
Empresas automobilísticas necessitam de engenheiros de software para trabalhar nos sistemas que vão embarcados em seus veículos.
Empresas que atuam no ramo de Internet das Coisas são praticamente obrigadas a terem engenheiros da computação em seu quadro de funcionários.
O engenheiro de software é o profissional que vai ter estudo pra auxiliar essas empresas a utilizar da melhor maneira os softwares e os hardwares específicos das mesmas.
Salário:
Esse tipo de profissional, é bastante requisitado pela indústria, o negócio dessas empresas muitas vezes depende deles. Assim, empresas pagam muito bem esses profissionais para trabalharem para elas. Segundo o site "www.vagas.com.br" o salário médio de um engenheiro da computação é de: R$6.526,00.
Melhor Instituição para estudar Engenharia da Computação:
Atualmente a instituição de maior renome quando se fala de engenharia da computação é o IME - Instituto Militar de Engenharia. Essa foi inclusive a primeira instituição a oferecer o curso de Engenharia da Computação aqui no Brasil e forma profissionais extremamente qualificados para atuar tanto no mercado de trabalho quanto fazendo pesquisa acadêmica.
--- x ---
Ainda está em dúvida sobre qual faculdade cursar na área de TI?
Temos um Guia de Carreira na Área de TI excelente para te ajudar nisso, nele você tem acesso a informações sobre cada curso, ementa, comparação entre eles, salários, e muito mais. Tudo por apenas R$40,00. Temos certeza que esse material vai te ajudar muito. Para ter acesso clique AQUI.
コメント