Algumas delas já eram praticadas antes disse, mas o ano de 2001 foi um marco onde foi desenvolvido o Manifesto Ágil e "regulamentou" o que são as metodologias ágeis utilizadas fortemente inclusive fora da indústria do software. Mas afinal o que são metodologias? Por que empreses cobram o conhecimento a respeito delas?
Bom, para uma pessoa comum um software é algo bem abstrato você concorda? Imagine você sendo dono de uma empresa que desenvolve softwares, imagine a quantidade de problemas relacionados a clientes que acham que o software desenvolvido para eles "não está bem como ele pensava que ficaria", imagine a complexidade de organizar um grupo único de 100 desenvolvedores em torno de um único projeto.
Esse tipo de problema não era tão recorrente em outras indústrias, uma fábrica de peças automotivas, por exemplo, divide seus funcionários em diferentes setores com diferentes funções e o comprador de uma peça automotiva sabe como ela vai ficar no fim do processo. Deste modo, por não se ter uma solução pensada especificamente para o desenvolvimento de softwares, foi desenvolvido o Manifesto Ágil que visava "organizar" como as coisas seriam feitas e, além disso, pensar as maneiras mais eficazes de agir em cada situação.
Diversas metodologias para a resolução desses problemas foram pensadas para serem utilizadas em diferentes caso, conforme surgiam problemas nas pré existentes, novas eram pensadas considerando essas questões. Atualmente temos as metodologias que são mais utilizadas no mercado:
Scrum
Kanban
XP (Extreme Programming)
Lean
De modo geral todas elas tem a função de organizar como o time de desenvolvedores irá proceder: quantas pessoas se dedicarão para cada função, o que cada um irá fazer, de quanto em quanto tempo haverão reuniões, quantas visitas ao cliente final, entre outras tecnicidades.
Qual o impacto das metodologias ágeis ao desenvolver um software?
Só temos impactos positivos da implementação de metodologias ágeis. Aí vão alguns deles:
Maior assertividade na entrega do que foi pedido pelo cliente.
Ao contrário de processos convencionais onde o cliente é visto somente no início e no final do projeto, nas metodologias ágeis o contato cliente-desenvolvedor é muito mais frequente, deste modo é possível que durante o desenvolvimento o cliente já vá orientando como ele prefere que fiquem as coisas, poupando muito tempo, agradando mais o cliente por deixá-lo por dentro do processo e assim, agregando valor ao produto final.
Time mais coeso.
Em qualquer situação, tentar organizar um time grande é uma tarefa bem difícil e muitas vezes impossível. Ao aplicar metodologias ágeis na maioria das vezes são definidos times pequenos em torno de 5 pessoas, além disso, são definidas metas bastante acessíveis e motivadoras ao mesmo tempo, além disso, dentro desses grupos são definidos líderes e as tarefas são separadas internamente ao grupo de modo a dar a cada um o que sabe fazer melhor.
Assim, temos que as metodologias ágeis melhoram as coisas tanto para os clientes quanto para os desenvolvedores e empresas.
Ter uma boa noção sobre metodologias ágeis é algo bastante importante e muitas vezes requerido pelas empresas para fazer a contratação de um colaborador, vale a pena dedicar um tempo em entender como elas funcionam, ao fazer isso, você poderá entender melhor como funciona uma empresa de desenvolvimento de software por dentro e também um pouco de como é o dia a dia de um programador.
Ainda está em dúvida sobre qual carreira na área de TI você deve seguir? Clique na imagem abaixo para ter acesso ao "Guia Definitivo da Carreira de TI":
Comments