top of page
Buscar

O que é um Servlet? E como ele pode agregar muito na sua aplicação Web Java.

As aplicações Web são cada vez mais utilizadas para diversos tipos de aplicações diferentes. Java é uma das linguagens que da maior suporte pra esse tipo de aplicação, o que acaba facilitando muito o trabalho dos desenvolvedores.


Uma das diversas facilidades que o Java proporciona é a criação de Servlets nas aplicações Web desenvolvidas nessa linguagem.


Um Servlet por sua vez, nada mais é que um tipo de objeto Java que estende as propriedades de um servidor que hospeda uma aplicação, possibilitando a abertura facilitada da sua aplicação para comunicação via métodos HTTP.


Neste post vou falar um pouco sobre como você pode aplicar esse tipo de tecnologia nas suas aplicações.


Pra deixar o entendimento de Servlets um pouco mais didático, gosto sempre de pensar neles como "mini servidores", com atribuições e possibilidades muito parecidas.


A partir do momento que você implementa na sua aplicação uma classe estendendo a classe HttpServlet você libera sua aplicação Web Java pra poder receber requisições HTTP nativamente. Essas requisições podem ser de qualquer tipo: GET, POST, PATCH, etc.

Essas requisições podem ser utilizadas para ceder informações para outros sistemas, ou podem ser utilizadas internamente na sua aplicação para ter uma comunicação mais facilitada e lidar melhor com algumas limitações específicas (e muitas vezes necessárias) da sua aplicação.


Assim como no caso de um servidor convencional da sua aplicação, os Servlets podem ser utilizados para:

  • Fazer redirecionamento de URLs dentro da aplicação.

  • Implementação de acesso de páginas web ( com bastante facilidade de utilizar juntamente a páginas JSP por exemplo).

  • Receber chamadas a serem utilizadas apenas no backend da sua aplicação: cadastrando um novo usuário, fazendo uma consulta em alguma tabela do seu banco de dados, etc.

  • Comunicar com outros Servlets dento da sua própria aplicação.


Um exemplo de aplicação real no mercado de trabalho:


Eu mesmo já tive a oportunidade de trabalhar com Servlets. A demanda que tínhamos era a seguinte:

Temos um sistema de gestão de processos da empresa, esse sistema é uma interface web construída em Java. Precisávamos que, a partir de uma chamada HTTP realizada a partir do sistema de CRM (Customer Relationship Management) da empresa, que é um sistema totalmente à parte, fosse iniciado dentro do sistema de gestão de processos um processo específico.

Este é um exemplo claro de aplicação de Servlets, surgiu assim a oportunidade de desenvolver na ferramenta de gestão de processos um Servlet que ficaria aguardando essa chamada do sistema de CRM da empresa, trataria essa requisição e iniciaria os processos necessários a partir disso.


Fiquem de olho...

No próximo post a ser realizado aqui no Acadêmico Tech vou demostrar como fazer a implementação na prática de um Servlet e receber uma chamada GET ou POST por meio dele.

Muito obrigado pelo acesso ao post, até a próxima.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Sobre o Autor

"Olá meu nome é Tiago Stasaitis, sou formado

Técnico em Informática e bacharel em Sistemas de Informação.

   

Fundei o Acadêmico Tech no intuito de compartilhar conteúdo que pode ajudar pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. "

1633903387510.jpg
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
bottom of page