Entender o conceito de classes é um dos primeiros passos pra começar a programar orientado a objetos em alguma linguagem de programação. No começo o conceito pode parecer bastante abstrato e difícil de compreender, mas você verá que ao entender o básico e em seguida aplicar por algumas vezes em projetos pessoais a ideia de classe na programação se tornará algo intuitivo.
Se você se atentar para contexto em que as classes são aplicadas dentro da programação tudo já começará a ficar mais claro. Sendo aplicadas durante a programação orientada a objetos as classes tem como função definir o "formato" destes objetos e, além disso, definir como esse objeto se comunicará com o resto da aplicação.
Um objeto por sua vez pode ser qualquer coisa que desejamos representar dentro do nosso código, podemos fazer uma analogia com objetos do nosso cotidiano como um garfo, uma bola, uma xícara, etc. Estes objetos da programação, assim como os da vida real possuem características e comportamentos característicos. Em programação chamamos estas características de atributos e estes comportamentos de métodos.
Para deixar tudo mais claro vamos à um exemplo. Pense em uma fechadura de uma porta.
Uma fechadura como a que temos aqui ao lado possui algumas características: é uma fechadura prateada, é feita de metal e pode estar aberta ou fechada. Além disso, ela tem dois comportamentos básicos: abrir e fechar.
Se fossemos representar essa fechadura enquanto um objeto teríamos que seus atributos seriam: cor, material e estado atual. E seus métodos básicos seriam abrir e fechar.
O mais importante aqui é perceber o seguinte, as características dessa fechadura específica são compartilhadas por todas as fechaduras, deste modo podemos definir uma classe "Fechadura" dentro da qual podemos inserir qualquer tipo de fechadura.
Então você pode se perguntar, qual a vantagem disso?
Imagine que você é um desenvolvedor de um sistema de monitoramento de fechaduras, seu sistema é responsável por monitorar a abertura e fechamento de todas as trancas de um condomínio além disso, você pode abrir ou fechar qualquer fechadura caso necessário. Os moradores do condomínio em questão são responsáveis por cadastrar as próprias trancas no seu sistema.
Ao definir uma classe fechadura com os atributos e métodos citados acima, você poderia tratar todas as fechaduras da mesma forma independente de qualquer característica diferente que elas tenham entre si, esta facilidade deve-se ao que chamamos de encapsulamento.
Conclusão
Por fim, resumindo toda a explicação podemos entender as classes como moldes dos objetos que usamos na programação orientada a objetos. Assim como objetos da vida real os objetos da POO possuem características e comportamentos aos quais damos o nome respectivamente de atributos e métodos.
Se você acredita que existem mais pontos que possam ser colocados para auxiliar no entendimento de classe na programação deixe-os aqui na caixa de sugestões logo abaixo do post.
Comments