Por conta da alta demanda de mercado que existe para com profissionais mais relacionados ao desenvolvimento de software, é muito comum que as timelines e os anúncios de todas as pessoas que estudam ou trabalham na área de TI sejam tomadas por cursos, artigos, podcasts e todo tipo de conteúdo relacionado ao desenvolvimento de software.
Associada a essa demanda, é natural que muito conteúdo a esse respeito seja gerado, afinal, é isso que as pessoas estão procurando. Tudo isso associado com o passar de muito tempo inserido nesse tipo de realidade, pode acabar causando, especialmente nas pessoas que estão começando a estudar e/ou trabalhar na área de TI, uma impressão equivocada do quão abrangente é o mercado de TI.
De fato, eu mesmo enquanto cursava meu curso técnico em informática (voltado para a área de desenvolvimento) não conseguia ter a mínima noção de todas as opções que eu tinha disponíveis enquanto possíveis áreas de atuação para o meu futuro.
Até certo ponto, eu não diria que isso foi prejudicial, mas teve um impacto muito grande na minha decisão de graduação por exemplo.
Este post visa discutir um pouco essa ideia do que realmente é um profissional de TI, das possibilidades de atuação, do quão abrangente é esse mercado, e mais, desconstruir esse estereótipo que algumas pessoas tem de que TI é apenas desenvolvimento de software, trabalhar em software houses e decidir entre aprender Python, Java ou C#.
É fato conhecido de todos que dentro de qualquer empresa de médio ou maior porte um setor específico de TI é simplesmente indispensável. A partir do momento que uma empresa cresce ao ponto de ter uma rede interna interna mais complexa e/ou passa a utilizar equipamentos eletrônicos dos mais diversos tipos, a demanda por um setor de TI interno à empresa passa a ser algo concreto.
O ponto de conversão é quando fica mais caro e mais demorado para a empresa depender de um profissional de TI externo.
E ao mesmo tempo que o estereótipo de que "TI == desenvolvimento de software" não é tão fácil encontrar gente que pense que todas as empresas tem profissionais da área de desenvolvimento de software.
Uma empresa de médio porte, seja de qualquer área de atuação no mercado, tem profissionais especializados no desenvolvimento de software sim, mas também tem administradores de bancos de dados, uma equipe boa de suporte (tanto suporte interno quando para usuários externos), tem também gente especializada em infraestrutura, gerenciamento de processos, redes de computadores e 'n' outras funções além do famigerado desenvolvedor de software.
Outro revés desse tipo de pensamento é que pessoas que já estão estabelecidas em outras áreas do mercado e tem o desejo de se recolocar enquanto profissional mudando para a área de TI podem se sentir um pouco frustradas, visto que o conhecimento a respeito de desenvolvimento de software é algo bastante específico à ser estudado (não compartilha por exemplo matérias com outras áreas do conhecimento).
Mas como vamos expor em seguida, essa não é bem a realidade, dentro de cada uma das áreas de TI temos habilidades específicas que são compartilhadas com outros conhecimentos como por exemplo conhecimentos a respeito de: administração, marketing, comunicação, entre outros.
Abaixo vamos dispor algumas das diferentes áreas de atuação disponíveis para um profissional de TI, vamos tentar abordar também um pouco sobre as especificidades técnicas que são interessantes para cada uma das áreas.
Área de Gerenciamento de Processos:
Todas as empresas, a partir do momento que tem em sua equipe um maior numero de pessoas, tende a criar intuitivamente processos internos. Por diversas vezes nem sequer esses processos são definidos em uma reunião com a equipe onde é definida a melhor maneira de efetuar cada um deles. Deste modo, a tecnologia é a melhor maneira de além de mapear esses processos, digitalizá-los e torná-lo assim muito mais rápidos de serem executados trazendo ganhos de tempo e dinheiro para a empresa.
O conhecimento a respeito de BPM (Business Process Management) é extremamente valioso para as empresas e de modo geral é aplicado associado ao setor de TI das empresas.
Para colocar na mesa uma experiência mais empírica a respeito do gerenciamento de processos, no estágio que estou fazendo no momento em que escrevo esse post tive o primeiro contato pessoalmente com essa área.
De fato foi uma surpresa muito grande, sequer imaginava toda a complexidade dos processos existentes dentro de uma grande companhia, ver isso aplicado à tecnologia visando melhorar a performance desses processos esta sendo algo muito interessante e com toda a certeza está agregando muito conhecimento tanto a respeito de gerenciamento de processos, quanto a respeito do funcionamento do mundo empresarial como um todo.
Alguns colegas que me acompanham na área de processos além de conhecimentos a respeito da área de TI sabem bastante a respeito de gerenciamento de empresas, administração e áreas afins. Deste modo, se você se interessa por essa área ou já trabalha na mesma e busca uma recolocação essa pode ser uma excelente oportunidade a ser analisada.
Área de Suporte:
Todo setor de TI, de qualquer empresa, tem uma pessoa ou um grupo responsável por fazer o suporte dos usuários. Tanto suporte interno quanto externo. Essa área do TI se dedica a ajudar os usuários em diversos sentidos, tanto respondendo dúvidas relacionadas à algum sistema computacional que esta operando dentro da empresa, quanto atendendo aos chamados dos usuários a respeito dos mais diversos procedimentos relacionados a alguma estrutura computacional.
De modo geral o setor de suporte é o primeiro contato das pessoas "comuns" com o setor de TI da empresa. Deste modo, para as pessoas que nesse setor atuam convém habilidades relacionadas à comunicação com outras pessoas, uma boa capacidade de explicar assuntos complexos para pessoas mais leigas, e também o conhecimento técnico necessário. Tudo isso, claro, aplicado à realidade do setor de TI da empresa.
Sendo assim, se você se entende como um profissional com as habilidades acima e/ou já atua em alguma área que esses conhecimentos são requeridos o setor de suporte pode ser uma boa pedida caso você esteja em busca de novas aventuras na área de TI.
Setor de Infraestrutura:
O pessoal da infraestrutura é o responsável por manter tudo funcionando quando pensamos em toda a parte de hardware e instalações que uma empresa pode demandar. Problemas relacionados a manutenção de equipamentos, instalação de novas tecnologias adquiridas pela empresa e outras coisas mais específicas de cada empresa. É bastante comum que o relacionamento entre o suporte e a infraestrutura seja bastante próximo.
O conhecimento a respeito de hardware em geral, redes de computador, outros tipo de conexões e até mesmo um pouco de habilidade com instalações elétricas sempre são uma boa pedida se você quer atuar nessa área. Se, de alguma forma, você já trabalha com isso saiba que se quiser tentar uma possível recolocação no mercado você de forma alguma estará partindo do zero nessa jornada.
Setor de Negócios:
Esse talvez seja um dos setores um pouco mais difíceis de já se iniciar atuando. De modo geral as pessoas que trabalham no setor de negócios dentro da TI de alguma companhia são pessoas que por alguma razão já conhecem muito bem como funciona não só a TI da empresa como todos os outros setores e suas conexões.
Esses profissionais detém muito conhecimento, com isso além claro das grandes responsabilidades vem os bônus. Cabe a você entender se essa é um posição que você se encaixaria e trabalhar por isso caso seja a sua vontade.
Novamente, se você é um profissional que já atua em alguma empresa, talvez já ocupa algum cargo de liderança e possui bastante conhecimento sobre como funcionam todas as áreas de atuação dentro da empresa, essa pode ser uma posição ocupada por você. Claro que de alguma forma é muito importante o conhecimento técnico a respeito de bancos de dados para fazer analises mais elaboradas e outras skills inerentes à essa atividade.
Novamente, você não estará partindo do zero.
Além dos setores acima citados existem diversos outros, cada um com suas habilidades específicas requeridas e diferentes perfis de profissionais que melhor se adequam as mesmas. Os setores apresentados nesse post são os que mais tive contato até o momento e assim posso falar um pouco mais sobre. Se você sabe de outras áreas de atuação possíveis para um profissional seria muito interessante ler sua recomendação de conteúdo no campo logo abaixo a este post.
De modo geral, como você pôde perceber durante a leitura do post TI de forma alguma se limita ao desenvolvimento de software. Não que haja algo de errado com essa área também, mas é importante entendermos que nem somente de Devs viverá o mercado, mas sim de analistas de negócio, gerentes de processos e muitos outros profissionais.
Além disso, se você não se sente tão confortável codando, é muito bom saber de todas as outras oportunidades que você tem.
De todo modo espero ter ajudado você de alguma maneira. Se tiver algum tipo de sugestão de conteúdo e/ou comentário a respeito desse post pode enviá-lo tanto nas nossas redes sociais disponíveis em diversos pontos do site quanto na caixa de sugestões abaixo.
Lembrando que aqui estamos todos aprendendo, então inclusive correções à possíveis erros são muitíssimo bem vindas. ✌
Comments