top of page
Buscar

Python é uma boa linguagem pra começar a programar?

Todo mundo que esta começando na carreira de desenvolvedor de software ou que está estudando programação por ser um conhecimento bastante demandado em diversas áreas do mercado, inevitavelmente tem que escolher por uma linguagem de programação pra se guiar nesse início.


Para uma pessoa sem muito conhecimento em matemática e/ou uma boa noção sobre lógica no geral, esse início pode ser algo bastante conturbado por si só, escolher uma linguagem de programação muito complexa pode tornar esse início ainda mais penoso e em alguns casos até dar uma impressão ruim pra quem está começando ou fazer a pessoa desistir de se tornar um programador.

Além disso, temos o agravante que é a enorme quantidade de linguagens de programação diferentes disponíveis no mercado. Python, Java, PHP, Fortran, Ruby, Portugol, entre outras tantas opções.


De fato existem linguagens com estruturas mais e menos complexas, com sintaxes mais ou menos flexíveis e é sobre isso que vamos conversar hoje. Se a estrutura, sintaxe e outras características específicas do Python acabam por ajudar ou atrapalhar quem está querendo começar na área de programação.


Sobre o Python:

Python é uma linguagem de programação relativamente jovem que cada vez mais vem conquistando diferentes áreas do desenvolvimento de software. Hoje já é estado com muita força no meio da inteligência artificial, assim como é também muito forte no que diz respeito a análise de dados, trabalhos com gráficos e matemática mais do que pesada.


De primeira vista, essas áreas em que o Python vem sendo aplicado já nos dizem bastante coisa:

  • São áreas ainda bastante específicas e nichadas.

  • Demandam bastante conhecimento até mesmo pra começar.

  • Mostram a força do Python enquanto linguagem.

Mas o papo hoje é sobre Python pra quem tá começando. E a respeito disso podemos considerar alguns outros fatores:

  • Sintaxe bastante simples.

  • Fácil associação dos conceitos lógicos à linguagem.


De modo geral o Python se apresenta como uma linguagem que é aplicada em projetos bastante avançados, e mesmo assim, tem uma linguagem bastante didática e simples. Sabendo um inglês técnico básico e tendo um background de lógica de programação facilmente você consegue começar seu desenvolvimento com o Python.

Um fator bastante importante a ser considerado é:


Mercado de trabalho para Python.


Como já foi citado anteriormente as áreas de aplicação do Python hoje são bastante específicas. Com isso temos um revés para quem está começando que é: poucas vagas de emprego se comparado a outras linguagens.

Não é novidade pra ninguém que especialmente as linguagens de desenvolvimento web tem um mercado de trabalho que hoje não deixa ninguém que saiba o mínimo sobre essas linguagens desempregado. Com o Python a situação é um pouco diferente e desfavorável especialmente pra quem está começando. De modo geral as vagas que se encontram disponíveis são bastante avançadas e/ou relacionadas à áreas de pesquisa com uma base de Data Analysis muito forte.



Conclusão

Aprender a linguagem Python em si é sim algo possível pra quem está começando. Como primeira linguagem pode ser sim uma boa opção. Entretanto, se você está procurando uma linguagem pra aprender e já ingressar no mercado de trabalho como desenvolvedor o Python pode não ser uma opção tão boa.

Tem uma opinião diferente da nossa? Deixe sua sugestão logo abaixo. Todos estamos aqui para aprender.




Comentarios


Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Como está o seu currículo?

Ter um bom currículo é uma fator chave para você ter seu trabalho reconhecido perante o mercado de trabalho.

 

Sabemos que elaborar um bom currículo que descreva bem suas habilidade e suas expectativas pode ser uma tarefa muito complicada.

Clique no botão abaixo para ter todo o suporte necessário na elaboração de um currículo nota 10.

Sobre o Autor

"Olá meu nome é Tiago Stasaitis, sou formado

Técnico em Informática e bacharel em Sistemas de Informação.

   

Fundei o Acadêmico Tech no intuito de compartilhar conteúdo que pode ajudar pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. "

1633903387510.jpg
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram
bottom of page