Se pudéssemos voltar no tempo 15 anos e, com o domínio do Inglês procurássemos nas ruas do Brasil outras pessoas para "trocar uma ideia" em inglês, teríamos uma dificuldade enorme de achar um parceiro para essa conversa.
Em compensação, hoje não só é bastante fácil encontrar alguém que domine o inglês como isto se tornou algo tão recorrente que vagas de emprego e até mesmo (pasmem) vagas de estágio, colocam este como um requisito básico da vaga colocando este conhecimento quase no mesmo nível que um ensino fundamental.
Mas como isso foi acontecer? O que mudou de lá pra cá pra que uma mudança tão grande de paradigma acontecesse em tão pouco tempo? São 4 fatores principais que elenquei neste post que descrevem os motivos de esta não ser mais a realidade do mercado e trabalho.
1º Fator: Tecnologia.
O mais importante fator que tornou essa mudança tão rápida claro foi o desenvolvimento mais acelerado do que nunca da tecnologia, conhecimentos que antes inatingíveis e relacionamentos impossibilitados por barreiras físicas, tecnológicas, geográfica e até mesmo sociais passaram a estar disponíveis a poucos cliques de distância.
2º Fator: Globalização.
Atualmente, qualquer um que esteja ligado no mercado de trabalho, em diversos ramos diferentes consegue encontrar vagas de emprego no exterior contratando pessoas no exterior, muitas vezes sem sequer exigir que o candidato fale a língua do país de origem da empresa.
Essa abertura de empresas para contratações desse tipo confirma um dos pontos que tornaram o domínio do inglês algo trivial: cada vez mais tornou-se simplesmente indispensável um conhecimento básico de inglês para se manter ativo nos novos mercados de trabalho que surgiram no mundo todo, desta forma, é pressuposto que se esse profissional está lá é por ter tido contato não só com conhecimento globalizado (na maioria do tempo disponível em inglês em fóruns e até mesmo literaturas físicas) mas também com todo um ambiente sociocultural atrelado a isso.
3º Fator: Plataformas de Conversação Online.
Como dito acima a tecnologia e seus avanços possibilitou que cada vez mais conhecimento pudesse ser produzido e espalhado para qualquer canto do mundo em instantes. Hoje por exemplo se você quiser ter aulas de inglês com professores nativos em plataformas como o Cambly você pode fazer isso em instantes e utilizando somente um celular e/ou computador. Em questão de minutos você encontra um professor com seu perfil e escolhe o tema de aula que você quer ter, sem compromissos de longos contratos, materiais caros e aulas que não te fazem ter vontade alguma de aprender.
Se você tem interesse em ter aulas super dinâmicas com professores nativos eu super recomendo o Cambly. Já tive diversas aulas na plataforma e posso assinar embaixo quanto ao salto que dei no meu inglês. Clicando AQUI você pode fazer seu cadastro na plataforma e já aproveitar 10min de aula grátis que você pode aproveitar sem compromisso.
4º Fator: Aumento do Número de Escolas de Idiomas.
Outro fator bastante importante para essa mudança cultural foi o aumento expressivo do número de escolas de idiomas que surgiram neste período dos últimos 15 anos, ofertando cada vez mais e por preços mais acessíveis. Especialmente em países ainda em desenvolvimento esse aumento de oferta de cursos criou não só grandes bilionários dessa indústria como também uma geração já muito acostumada a aprender e vivenciar outros idiomas em seu dia a dia de forma natural.
-- -- --
Conclusão
Com base nos 4 fatores citados acima e analisando a dinâmica de mercado especialmente da área de TI podemos entender que ter o domínio de uma segunda língua (em especial do inglês) já não é mais considerada uma vantagem competitiva que vá te garantir uma vaga de emprego. De fato já foi um fator com este peso na hora de se selecionar um candidato para uma vaga, mas não é mais.
Enquanto profissionais que buscam se manter o mais atualizados possível em relação ao mercado de trabalho, além de fundamental o conhecimento de uma língua globalizada é importante que saibamos utilizar esse conhecimento a nosso favor. De que adianta dominar o inglês e não aplicar isso, por exemplo, quando busca por soluções de bugs no seu código? Mais importante do que ter o conhecimento é saber o que fazer com ele.
Se você considera que mais algum fator de grande impacto poderia ser colocado nessa lista deixe-o na caixa de sugestões abaixo, de forma alguma o intuito do post é apresentar verdades universais, aqui todos contribuem com todos!
Comments